De que É Feita uma Colecção?

De que É Feita uma Colecção?
July 3, 2020 João Louro

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugurou no dia 3 de julho uma exposição que dá a conhecer parte da Colecção BPN, na qual figura a obra Rank Xerox #01 (João Louro, 1999).

A Colecção BPN (ex-Banco Português de Negócios), adquirida pelo Estado, vai ficar instalada em Coimbra, no Centro de Arte Contemporânea, situado para já num edifício junto ao Arco de Almedina.

Para dar a conhecer a colecção do antigo banco, foi criado um ciclo de exposições, intitulado “De que é feita uma Colecção?”, elaborado pelo curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, José Maçãs de Carvalho, e pelo curador da Colecção de Arte Contemporânea do Estado, David Santos.

A primeira, de nome “Corpo e Matéria”, revela 27 das quase 200 obras da Colecção BPN que vão ficar na cidade pelo prazo de 25 anos (renovável por igual período pelas partes envolvidas – Câmara de Coimbra e Ministério da Cultura).

Nesta primeira exposição vão estar expostas obras de fotografia, pintura e escultura. Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Batarda, Julião Sarmento, Ana Vidigal, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego ou Rui Chafes são alguns dos nomes representados, numa exposição que conta também com a participação de artistas estrangeiros, como Allan Sekula, Douglas Gordon ou Paul Morrison.