INSITE 05

INSITE 05
September 18, 2005 João Louro

InSite 05

2005

San Diego (EUA) e Tijuana (México)

 

No âmbito do projeto InSite – Art Practices in the Public Domain (San Diego), João Louro propôs-se retratar as dinâmicas de reciclagem que caracterizam as relações transfronteiriças entre San Diego (EUA) e Tijuana (México), utilizando a metáfora de um carro e manipulando reiteradamente o papel do valor simbólico no seio das economias contemporâneas.

The Jewel. O projeto principia com a recuperação de um carro europeu abandonado numa lixeira de Tijuana e a sua transformação em “jóia”, acrescentando-lhe uma nova pele em folha de ouro. Depois de convertida a sucata em objeto de luxo, em escultura áurea, o “carro-jóia” (The Jewel) é exibido e leiloado em San Diego.

In God we Trust. O dinheiro angariado no leilão foi entregue a uma escola primária de Tijuana e os seus alunos foram desafiados a intervir nas notas de um dólar, utilizando-as como suporte de desenho e agregando-lhes novas imagens. Após esta intervenção, o “dinheiro” ganhou uma outra vida própria, igualmente complexa no campo do valor simbólico, a fim de que tornasse, talvez, a reciclar-se, ao entrar de novo na economia norte-americana.