De que É Feita uma Colecção? – Corpo e Matéria
03.07.2020 > 2025
Centro de Arte Contemporânea de Coimbra
Curadoria de David Santos
Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Batarda, João Louro, Julião Sarmento, Ana Vidigal, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, Rui Chafes, Allan Sekula, Douglas Gordon ou Paul Morrison, entre outros.
O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugurou no dia 3 de julho uma exposição que dá a conhecer uma parte da Coleção BPN, na qual figura a obra Rank Xerox #01 (João Louro, 1999).
A Colecção BPN (ex-Banco Português de Negócios), adquirida pelo Estado, vai ficar instalada em Coimbra, no Centro de Arte Contemporânea, situado para já num edifício junto ao Arco de Almedina.
Para dar a conhecer a coleção do antigo banco, foi criado um ciclo de exposições, intitulado “De que é feita uma Colecção?”, elaborado pelo curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, José Maçãs de Carvalho, e pelo curador da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, David Santos.
A primeira, de nome “Corpo e Matéria”, revela 27 das quase 200 obras da Coleção BPN que vão ficar na cidade pelo prazo de 25 anos (renovável por igual período pelas partes envolvidas – Câmara Municipal de Coimbra e Ministério da Cultura).
Nesta primeira exposição estão expostas obras de fotografia, pintura e escultura. Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Batarda, João Louro, Julião Sarmento, Ana Vidigal, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego ou Rui Chafes são alguns dos nomes representados, numa exposição que conta também com a participação de artistas estrangeiros, como Allan Sekula, Douglas Gordon ou Paul Morrison.