A Galeria P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico finaliza o ano de 2024 com o duplo projeto expositivo e editorial “Entrevista: João Louro”, um momento onde o protagonista é interpelado por artistas, utentes do Hospital Júlio de Matos, com os quais a P28 tem desenvolvido um trabalho continuado de formação e programação desde 2001. Duplo projeto, também, no sentido em que é acompanhado pela apresentação da exposição Praça de Táxis e um Aeroporto, com obras de João Louro, José Jorge Monteiro e Cláudia R. Sampaio.
A ENTREVISTA consiste numa troca de papéis entre artista convidado e artistas residentes. Neste processo criativo, o Artista convidado assume-se como a matriz – o modelo a ser reproduzido. E a própria entrevista assume-se, igualmente, como suporte estético, enquanto ocupa uma parte da intervenção. Em suma, ENTREVISTA é um exercício de aprendizagem e experimentação, um misto de criação em que o agente aparece como interveniente primordial em toda a ação que se desenrola. A ENTREVISTA insere-se no epicentro do trabalho desenvolvido pela P28 desde a sua fundação, a promoção do contacto entre artistas doentes aí residentes e artistas profissionais convidados.
O histórico de ENTREVISTA contempla um conjunto de publicações e um ciclo de exposições no Pavilhão 31 que resultam do diálogo entre artistas e residentes dos ateliês de Artes Plásticas da P28.