PUREZA
A Água de Luso, marca da Central de Cervejas, festeja 160 anos de existência em 2012. A experimentadesign comissariou um projecto de acção social de forma a que a celebração do seu aniversário tivesse uma dimensão solidária e se cruzasse com a criatividade nacional.
Convidámos 8 autores para efectuarem uma interpretação livre do património simbólico e histórico da Luso, produzindo uma peça ou uma série limitada de peças, cuja venda reverte para uma das principais iniciativas da Abraço, a “Prevenção Nacional em Meio Escolar”. A escolha desta acção reforça a importância de um investimento sistematizado no futuro da sociedade portuguesa, prevenindo aquela que continua a ser uma das mais complexas doenças do nosso século, a Sida.
As peças originais criadas pelos arquitectos Alvaro Siza e João Luis Carrilho da Graça, pelos designers industriais Fernando Brizio e Miguel Vieira Baptista, pelos artistas plásticos Joana Vasconcelos e João Louro e pelos designers gráficos Jorge Silva e Ricardo Mealha serão apresentadas numa exposição na Nave Central do Convento da Trindade e colocadas à venda durante a sua inauguração no dia 13 de Dezembro. Os fundos obtidos serão entregues à Abraço para apoiar especificamente a sua acção de prevenção da Sida nas escolas nacionais.
O nome do projecto tem origem na escultura em bronze “Pureza”, encomendada ao Mestre João da Silva e que está localizada no frontespício da Buvette das Termas de Luso. A sua imagem é utilizada pela Água de Luso como parte da sua marca desde 1938.